Autor: Mercades Guerreiro, Jean Lamaitre
Ano: 2014
Sinopse:
Abril o mês em que se celebra a Liberdade, destacamos a canção da Liberdade - «Grândola, Vila Morena». Esta, que composta em 1964, foi escolhida pelos militares insurgentes, como o sinal para deixarem os quartéis e dar-se início ao levante do 25 de abril, após ser tocada na Rádio Renascença.
Uma das muitas canções que integram a denominada música de intervenção, da qual Zeca Afonso foi um dos protagonistas, e que convidamos a explorar no Fundo Carmelo Rosa.
Este livro, ideia original de Gilles Martin da editora ADEN e da autoria de Mercedes Guerreiros e Jean Lemaître, escrito com saber e paixão e que tem contributos de muitos dos intervenientes no desencadear da conspiração que levou ao 25 de Abril, tem o mérito de nos revelar os bastidores dos dias que antecederam a madrugada dos Cravos.
Quem decidiu que Grândola seria o sinal para os militares marcharem sobre Lisboa e quem na Rádio Renascença estava incumbido de, com muita perícia e coragem, contornar a censura interna naquele momento. Hoje, 40 anos depois, Grândola, Vila Morena, continua a ouvir-se em todo o País.
A canção mantém uma força telúrica que irmana homens e mulheres num abraço solidário de esperança, de revolta e de anseio de igualdade e de justiça para a humanidade. A mensagem e os ideais de Zeca Afonso ultrapassam fronteiras e muitos outros Povos, fazem desta canção a sua bandeira de luta por um mundo melhor.