O programa de Animação e Promoção da Leitura que tem como principal objetivo fomentar o gosto e a descoberta pelo livro e pela leitura, assim como fomentar a criatividade e criar oportunidade para o contacto com novas experiências. Concretiza-se através de ações como:
Conheça aqui os Projetos
O Atendimento Geral é prestado no balcão central, onde são efetuadas as novas inscrições de leitor e os empréstimos/devoluções/renovações de documentos.
É também aqui que são fornecidas informações e prestados esclarecimentos sobre os serviços e atividades desenvolvidas pela Biblioteca e pela autarquia, procurando dar resposta a outras questões generalistas relacionadas com aspetos sociais, económicos, históricos, culturais, desportivos e de lazer do concelho e das zonas circundantes.
Este serviço permite prolongar o prazo de empréstimo dos recursos, que ainda estejam no prazo previsto para a devolução, e desde que não estejam em situação de reserva. O cartão de leitor deverá estar em situação regular e o utilizador ser conhecedor da sua password.
A renovação é efetuada pelo utilizador, através do catálogo bibliográfico, acedendo à sua área pessoal, mediante validação prévia.
No caso de utilizadores com idade inferior a 13 anos, ficam os encarregados de educação ou outra pessoa indicada como responsável, pelo uso da password e serviços utilizados.
Este serviço possibilita ao utilizador reservar recursos, de modo a que ao deslocar-se fisicamente à biblioteca, garanta que estão disponíveis para empréstimo domiciliário.
O cartão de leitor deverá estar em situação regular e o utilizador ser conhecedor da sua password.
A reserva é efetuada pelo utilizador, após identificação no catálogo bibliográfico do(s) recurso(s) que pretende reservar, acedendo à sua área pessoal, mediante validação prévia.
As reservas têm a validade de 15 dias.
Podem ser reservados recursos que estejam em situação de empréstimo domiciliário.
Este serviço permite que quem não tem cartão de leitor, possa efetuar um pedido, através do catálogo da biblioteca.
Consiste no preenchimento de um formulário online.
O processo é finalizado com o levantamento do cartão, para o que é contatado pela biblioteca. Deverá fazer-se acompanhar de um documento de identificação válido.
No caso de utilizadores com idade inferior a 13 anos, devem também ser entregue a ficha de autorização de inscrição, assinada por responsável.
Os pré-registos de leitor têm a validade de um mês (dias seguidos), após o qual são eliminados.
Este serviço permite que os leitores sejam de forma automática avisados pelo sistema, sobre a existência de novos recursos, que se enquadrem em áreas de interesse que tenham registado no seu perfil.
A Consulta Local é um dos mais tradicionais serviços prestados pelas Bibliotecas Públicas. Todas as pessoas podem usufruir dos espaços da Biblioteca para consultar presencialmente os documentos que esta disponibiliza em livre acesso.
Esta consulta é gratuita e não obriga à apresentação do cartão de leitor ou de qualquer outra identificação.
A Biblioteca tem ao dispor dos seus leitores áreas com documentos e serviços específicos para cada faixa etária.
O setor dos periódicos não tem limite de idade e disponibiliza jornais e revistas de caráter generalista.
O setor infantil e juvenil privilegia os leitores dos 0 aos 12 anos de idade, embora esteja acessível a todas as pessoas que tenham interesse neste tipo de literatura. Disponibiliza um fundo documental generalista e atualizado, em diversos suportes.
O setor juvenil e adulto e o setor audiovisual destinam-se aos utilizadores com idade igual ou superior a 13 anos. Para além de um extenso fundo generalista, disponibiliza também o fundo local, um fundo de cinema e um fundo musical.
Em cada área da biblioteca estão técnicos formados que prestam apoio à pesquisa bibliográfica e à procura de documentos nas estantes.
As obras são disponibilizadas para empréstimo domiciliário, exceto as obras de referência ou outras consideradas necessárias ter em permanência para consulta (estão são devidamente assinaladas com um circulo vermelho).
Uma vez que a base bibliográfica e a de utentes são comuns a todos os serviços de Biblioteca, os leitores podem proceder aos empréstimos em qualquer equipamento, bem como a sua devolução. Os documentos transitam entre Bibliotecas e pólos.
Consulte aqui as regras referentes ao empréstimo domiciliário.
Uma das missões das Bibliotecas Públicas, respeita à preservação da memória coletiva do território em que se integra, e a promoção das suas identidades culturais e sociais. O Fundo Local cumpre esta função ao possuir, na sua coleção, documentos específicos de interesse local, que tocam variados assuntos tais como história, património cultural (material e imaterial), figuras de relevo, economia, entre outros.
Da coleção do Fundo Local das Bibliotecas de Palmela fazem parte uma diversidade de recursos, como monografias, ensaios, biografias, obras de autores locais, jornais locais, programas de diferentes acontecimentos e eventos, notícias… constituindo, no seu todo, uma coleção única e irrepetível.
Paralelamente, a Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela, constitui outros núcleos documentais especializados.
Trata-se de uma coleção composta e organizada para responder a interesses estratégicos do município e da comunidade que serve, em função de uma determinada temática ou área, ou como forma de homenagear personalidades/instituições do concelho.
Atualmente contamos com cinco coleções especializadas:
ESPÓLIO MATOS FORTUNA
Doação póstuma do acervo bibliográfico do Dr.º António Matos Fortuna.
Reconhecido jornalista e historiador do concelho de Palmela, nele nascido e residente. Integra monografias, publicações periódicas e arquivo pessoal.
Espólio em processo de tratamento técnico.
Uma parte dos exemplares já tratados (monografias) encontra-se arrumada no depósito da Biblioteca Municipal de Palmela, a outra está disponibilizada na Sala de Adultos, nas estantes e em vitrina própria.
ESPÓLIO MATOS FORTUNA – Arquivo Pessoal
Os recursos pertencentes ao arquivo pessoal encontram-se em processo de tratamento técnico. O tratamento técnico incluí a associação do documento original ao registo bibliográfico. Estando o tratamento técnico finalizado, fica de imediato disponível para consulta dos utilizadores.
Uma parte dos exemplares já tratados encontra-se arrumada no depósito da Biblioteca Municipal de Palmela, a outra está disponibilizada na Sala de Adultos, acondicionados em vitrina própria.
ESPÓLIO ENGENHEIRO JACINTO PEREIRA
Doação póstuma de acervo bibliográfico do Engenheiro Jacinto Pereira.
A doação foi efetuada pela esposa do Engenheiro, D. Luzia da Silva Nunes Pereira.
Personalidade de referência na história da vitivinicultura do concelho de Palmela. Integra monografias e publicações periódicas consagradas à área de agricultura e vitivinicultura.
Espólio totalmente tratado. É constituído por 179 recursos.
Disponível na Sala de Adultos da Biblioteca Municipal de Palmela.
ESPÓLIO ALBERTO MARQUES CARDOSO
Doação póstuma de acervo bibliográfico do Dr.º Alberto Marques Cardoso.
Acervo constituído por um conjunto de obras de José Régio dedicadas e autografadas pelo escritor, outros documentos pessoais e obras de outros autores também autografadas.
A doadora, filha do Dr.º Alberto Marques Cardoso, Maria de Lourdes Serralho Marques Cardoso Vieira, aquando da doação residia no concelho de Palmela.
Parte do espólio encontra-se no depósito da Biblioteca Municipal de Palmela e a outra está disponibilizada na Sala de Adultos, acondicionada em vitrina própria.
Espólio parcialmente tratado.
ESPÓLIO NICOLAU DA CLAUDINA
Doação póstuma, da esposa do Sr.º Nicolau da Claudina, D. Gisela Duarte da Claudina, de um conjunto diverso de recursos documentais, entre os quais se incluí uma «coleção» de recursos de Fundo Local.
Nicolau da Claudina nasceu e viveu no concelho de Palmela, tendo sido uma personalidade de destaque, no contexto do associativismo e desporto.
Espólio totalmente tratado. É constituído por 58 recursos.
ACERVO CARMELO ROSA
Acervo que está à «guarda» do Município pelo prazo de 10 anos, cedido por Joaquim Carmelo Rosa, em nome da Família.
Joaquim Carmelo Rosa, morador no concelho, nasceu em Lisboa em 1955. Fez os seus estudos e a sua carreira na área da música.
Acervo documental de interesse histórico e arquivístico subordinado ao tema da música. Área de interesse no concelho e integrado no Projeto «Palmela é Música».
Acervo em processo de tratamento documental.
CONDIÇÕES DE CONSULTA
Tratando-se de coleções reservadas, só é permitida a consulta local.
A consulta presencial é permitida na Biblioteca Municipal de Palmela, na Sala de Adultos, e sob o acompanhamento de um técnico/a e preferencialmente em mesa indicada para o efeito.
É da responsabilidade do/a requisitante zelar pela preservação dos recursos que lhe são confiados para consulta, quer pelos cuidados a ter no seu manuseamento, quer por prevenir o seu desaparecimento.
Sempre que o/a requisitante pretender afastar-se dos recursos requisitados, mesmo por um curto período de tempo, deverá deixar os mesmos ao cuidado do/a funcionário/a.
No caso de obras danificadas ou extraviadas, dado não poderem ser repostas, fica o utilizador sujeito ao pagamento de uma multa pecuniária a definir pelos serviços da Autarquia.
O técnico/a que recebe o pedido para a consulta deve proceder à sua formalização em impresso próprio – Registo de Consultas Presenciais.
O/a requisitante deve ter idade igual ou superior a 13 anos, e fazer-se acompanhar de um documento de identificação válido no país. São exceção alunos com necessidades de estudo devidamente justificadas, como por exemplo, alunos, do Conservatório Regional de Palmela (Conservatório de Música).
Tem obrigatoriamente de ter cartão de leitor da Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela.
Podem ser requisitados quatro recursos em simultâneo.
Cada requisição é válida apenas para o dia em que foi realizada. No caso de existir uma continuidade temporal no uso dos recursos, estes ficam reservados.
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) tem como missão prestar acompanhamento técnico especializado aos estabelecimentos escolares do 1.º ciclo, acompanhamento que no concelho de Palmela é alargado aos restantes níveis de ensino. A sua ação gira em torno de dois grandes objetivos gerais: a promoção da biblioteca escolar enquanto espaço e centro de recursos, por excelência no apoio ao desenvolvimento curricular e às práticas e projetos de promoção do livro e da leitura, e desenvolvimento da literacia da informação. Exemplos são o Projeto Concelhio Ler+@doça a Vida, o blogue Bagos de Letras e o catálogo bibliográfico coletivo.
Na antiga sacristia da Igreja de Sta. Maria, no castelo de Palmela, está instalado o Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS). É um Centro de Documentação/Biblioteca Especializada em Ordens Militares, em funcionamento desde 2001. Proporciona acompanhamento técnico e qualificado a investigadores e alunos, mediante marcação prévia através dos seguintes contactos: 21 233 6640; 21 233 6600 e 21 233 6632.
A Ordem de Santiago radicou-se em Palmela desde o século XII e, entre os finais do século XV e 1834 – data da extinção das Ordens Religiosas -, manteve sede no castelo de Palmela. A forte ligação da vila e da fortificação à milícia santiaguista constituiu o ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho do município, em torno da temática das Ordens Militares.
Para mais informação
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar